Os benefícios do algodão
O algodão é uma das fibras naturais mais procuradas no mundo da moda, o seu tecido proporciona o conforto e a durabilidade da peça, tornando-a aconchegante e satisfatória ao vestir. Além de tudo, o seu fácil tingimento e a sua não preocupação ao lavar ou passar a peça fazem com essa fibra se torne uma das mais queridas da indústria têxtil.
Esse material possui resistência a todo tipo de clima. No frio, ele se torna um isolante térmico e atua contra temperaturas baixas. No verão, por ser de fibra natural, o algodão possui alta capacidade de absorção, permitindo que o corpo respire nos dias quentes, sendo ao mesmo tempo, ideal para essa estação.
LEIA MAIS: Camisa social manga curta: por que e onde usar?
LEIA MAIS: Camisas Básicas – Escolha a Cor Certa na Hora de Montar seu Visual
O cultivo do algodão
O algodão é cultivado em terras férteis, nas quais possuem condições favoráveis ao seu desenvolvimento. A preparação do solo e a adubação são realizadas em períodos adequados para cada tipo de solo, e o seu plantio é produzido com alta eficiência e tecnologia, com o auxílio de máquinas de grande porte durante o processo.
“Tudo se resume na qualidade de sua fibra, longa e fina, precisando de menos emendas na hora de sua fiação, reduzindo a chance de rompimento e deixando o tecido mais macio”
Ricardo Terrazo Jr. esclarece os principais benefícios do algodão.
O processo do algodão
A fibra do algodão pode passar por vários processos até o resultado final do tecido. Primeiramente, podemos começar com o descaroçamento, que é o método de separar as fibras de algodão a partir das sementes. Esse processo é feito durante o recolhimento do algodão, podendo ser realizado por máquinas ou manualmente.
“O Algodão é um Tecido composto por Fibras Naturais, que são geralmente mais Confortáveis, mais Frescas em dias mais quentes, pois ventilam bem o corpo e o Caimento do Algodão também é bem bacana, dá uma estrutura legal pro corpo.”
Comenta o consultor de estilo Leandro Leal.
Logo depois do descaroçamento, o spinning é o processo que envolve a fiação do algodão a partir da fibra, sendo feitos em diferentes espessuras. Após o spinning, a tecelagem é a próxima etapa. Este é o processo mais importante para assegurar o resultado final do tecido de algodão. Durante essa etapa, usa-se dois fios sucessivamente, que darão a trama e a gramatura do tecido.
Em seguida, é o hora do tratamento e do acabamento dos tecidos. Após produzir o tecido através do processo de tecelagem, o algodão passará por diferentes fases de transformação até que chegar ao resultado final do peça. Entre elas são:
- Singeing: processo de queimaduras nas extremidades das fibras.
- Desizing: processo que envolve a remoção de materiais em tamanho em tecidos de fios de teia.
- Decapagem: processo de limpeza do tecido.
- Branqueamento: processo no qual os tecidos são alvejados para deixá-los mais brancos e leves.
- Mercerização: processo que o tecido é mergulhado em álcali para se tornar mais forte, brilhante, durável e flexível.
- Coloração: processo que envolve a mudança da cor do tecido pelo tratamento com um corante.
- Acabamento: processo que o tecido é tratado com alguns produtos químicos para deixá-lo mais resistente e protegido contra agentes nocivos do meio ambiente.
Além do algodão, confira os diversos tipos de tecidos oferecidos pela Domno. Somos uma marca de moda masculina que entrega ao mercado peças que possuem qualidade e valor. Entre em contato com a Loja Domno mais próxima de você e nos siga nas redes sociais @usedomno para ficar por dentro das novidades que preparamos para você.