As principal diferença entre os tecidos
Todos os tecidos podem ser formados por fibras naturais, como o algodão, linho, lã e seda ou por fibras sintéticas, como o poliéster, poliamida, elastano e entre outras. É possível diferenciá-los através da textura, flexibilidade, resistência, durabilidade, peso, temperatura e do fácil tingimento da fibra.
LEIA MAIS: Short Tactel: a peça-chave para o verão
LEIA MAIS: O que usar no réveillon em São Miguel dos Milagres?
O algodão
O algodão é uma das fibras naturais mais procuradas na indústria têxtil. Esse tipo de tecido é caracterizado pelo conforto, maciez, suavidade, secagem rápida e sua alta capacidade de absorção e tingimento, sem contar que o tecido pode ser lavado e passado sem muita preocupação.
“O Algodão é um tecido composto por fibras naturais, que são geralmente mais confortáveis, mais frescas em dias mais quentes, pois ventilam bem o corpo e o caimento do Algodão também é bem bacana, dá uma estrutura legal pro corpo.”
Leandro Leal, o criador do blog “Macho Moda” comenta sobre o tecido do algodão.
O poliéster
O material do poliéster é forte, durável e resistente ao encolhimento e ao mofo. Essa fibra sintética é feita a partir dos derivados do petróleo, obtendo uma fácil limpeza e secagem. Além de tudo, o poliéster é uma fibra grossa e firme, na qual não precisa ser passada.
O linho
Proveniente de uma fibra natural, o linho é o tecido mais antigo do mundo e se destaca por seu toque suave, leve, fresco e agradável. Esse tecido é um dos mais nobres da indústria da moda, além de ser extremamente resistente, durável, macio e sofisticado.
“O linho parece ter alcançado seu auge neste verão e ele deixou de ser o tecido apenas de camisas na praia para ganhar o ambiente urbano em calças, jaquetas, ternos e blazers.”
O especialista em estilo e moda masculina Ricardo Terrazo Jr. comenta sobre o linho
O elastano
O elastano também é outra fibra derivada do petróleo, sua característica principal é o elástico. É interessante informar que, essa fibra é apenas utilizada na composição de outros tecidos, sendo eles de fibras naturais ou sintéticas. Além do mais, nenhum tecido é composto por 100% elastano. ele se encontra em pequenas porcentagens na confecção de uma peça.
Agora que você conhece as principais características dos tecidos da indústria da moda, nos acompanhe no Instagram @usedomno e entenda a composição dos tecidos exclusivos das peças da Domno.